Cultivar uma mística enraizada
na Palavra de Deus como fonte de coragem para responder aos desafios atuais.
A
Palavra de Deus é a primeira fonte de toda a vida cristã. Ela sustenta um
relacionamento pessoal com o Deus vivo e com sua vontade salvífica e
santificadora. A Lectio Divina, desde o nascimento dos Institutos de Vida
Consagrada, particularmente no monarquismo, foi tida na mais alta consideração
(VC 94).
A
Leitura Orante nasce da certeza da fé de que a Palavra está na tua bora e no
teu coração, para que ponhas em prática (Dt 30, 14)
Na sua
origem, a Leitura Orante (LO) nada mais era do que a leitura que os cristãos
faziam da Bíblia para alimentar sua fé, animar a caminhada, sustentar a
esperança e crescer no amor.
Inicialmente
não era uma leitura organizada e metódica, mas era a própria vida cristã que se
transmitia de geração em geração.
A
expressão Lectio Divina vem de Orígenes. Sua sistematização em quatro
degraus, como nós a conhecemos hoje, veio só no século XII, por volta do
ano 1.150, com o monge Guido.
Hoje a
VR percebe sempre mais a centralidade da LO em sua identidade e missão – uma
itinerância com bem mais de quatro passos – em que proclama, partilha e reza,
com a vida e com a história, a Palavra de Deus, caminho imprescindível do
discernimento pessoal e comunitário.
Reaprender
a LO é tarefa urgente para que a VR possa ser fiel ao que Deus e o povo pedem
dela.
ITINERÁRIO
DA LEITURA ORANTE
Comunicar
a sabedoria que conduz à salvação pela fé que há em Jesus Cristo (2 Tm 3, 15).
Pois, como desce a chuva ou a neve, do alto dos céus, não voltando para lá sem ter saturado a terra, sem tê-la feito dar à luz e deitar botões, sem ter dado semente ao semeador e alimento ao que come, assim se comporta a minha palavra desde que sai de minha bora: ela não volta para mim sem resultado, sem ter executado o que me agrada e coroado de êxito aquilo para que eu a enviara (Is. 55, 10-11).
O que
o texto diz?
Ler o
texto em silêncio, em voz alta, em conjunto.
Ter a
atitude do/a discípulo/a fiel que se põe a ouvir o que a narrativa tem a dizer.
Captar o que o texto, realmente, está dizendo.
Aproximar-se
do texto:
a) Nível
literário:
·
Destacar as pessoas, o que fazem, como se
relacionam.
·
Dar atenção aos lugares.
·
Verificar o gênero literário do texto.
b) Contexto
histórico:
·
Conhecer o contexto em que surgiu o texto ou em
que se deu o fato narrado pelo texto.
·
Analisar a situação histórica nas dimensões
econômica, política, social, ideológica e outras.
·
Observar as relações presentes no texto;
verificar pessoas excluídas e/ou incluídas.
·
Tentar descobrir os conflitos que estão na
origem do texto ou nele se refletem.
c) Nível
teológico:
·
Perceber a boa nova do texto para aquele tempo.
·
Observar a imagem de Deus presente no texto e
de que lado Ele se coloca.
2 –
MEDITAÇÃO
O que
o texto diz para mim, para nós?
A
meditação pretende aprofundar o texto, ver o que disse, chegar à mensagem.
Trazer
o texto para dentro de mim, de nossa realidade.
Meditar
refletindo, interrogando:
·
O que o texto tem a ver comigo, conosco?
·
O que há de semelhante ou de diferente entre a
situação do texto e a nossa hoje?
·
O que a mensagem do texto fala para mim, para
nós, hoje?
·
O que o texto provoca em mim, em nós?
·
Relacionar com outros textos, como um colar de
pérolas preciosas...
3 –
ORAÇÃO
O que
o texto me faz dizer a Deus?
·
É o momento de deixar que o coração se expresse
livremente e possa manifestar o que o texto deixou em cada pessoa.
·
É a hora do diálogo direto com Deus, em
ressonância ao que Ele revelou por meio de sua Palavra.
·
Uma atitude de admiração silenciosa e de adoração
ao Senhor... A partir daí brota nossa resposta à Palavra de Deus.
·
Preces, hinos, mantras, salmos espontâneos ou
de textos já conhecidos e relacionados com o texto.
4 –
CONTEMPLAÇÃO
O que
o texto provoca em mim? Em nós?
·
Contemplar é degustar o sabor da experiência
vivida no encontro com a Palavra de Deus, sabor este que alarga o coração para
amar sem medidas e antecipa a alegria do encontro definitivo.
·
É uma intuição profunda que vai além das
palavras, dos sinais, do fato narrado, das coisas compreendidas, dos valores
assimilados. É uma intuição do Reino de Deus dentro de mim, uma certeza de
haver tocado em Jesus.
·
Com a Palavra na mente e no coração, se passa a
ter um NOVO OLHAR, o de Deus sobre o mundo, as pessoas e as relações.
5 – COMPROMISSO
E AÇÃO COMUNITÁRIA
O que
o texto me leva a ser e fazer?
·
A leitura Orante como que pinga um colírio,
abre os olhos dos cegos (cf. Lc 24, 25ss) e faz enxergar.
·
Tirar o véu e ajuda a descobrir o desenrolar do
projeto de Deus dentro da história que hoje vivemos (2 Cor 3, 12-17).
·
Faz descobrir o sentido das coisas, cria
comunidades e convida as pessoas a se comprometerem com o Reino.
·
O encontro com a Palavra, fonte de vida, gera
novas relações e recria a comunhão.
LEITURA
ORANTE CAMINHO DE ESPIRITUALIDADE E DE NOVAS RELAÇÕES
A
Leitura Orante é um jeito privilegiado de leitura-oração-reflexão que a Igreja
possui para poder conhecer, aprofundar e viver a Palavra de Deus.
É uma
metodologia que ajuda a conhecer, refletir, rezar e amar o texto, buscando o
ENCONTRO pessoal e comunitário com o Senhor Jesus e ajuda, também, a conhecer,
refletir, rezar e amar a vida, gerando novas relações e novas comunidades.
Nesse
contato direto com a Palavra, numa relação corpo a corpo, se dá o espaço
para que Deus seja Deus em nossa vida, nos ilumine e nos questione, dando assim
vida à Palavra.
Os
passos da Leitura Orante não são normas para orientar a oração ou reuniões
comunitárias, mas atitudes básicas frente à vida e frente à Palavra de Deus! A
dimensão comunitária precisa sempre ser preservada.
É
importante partir da vida concreta e buscar, na Palavra, luz e força para a
caminhada.
É
fundamental invocar a presença e ação do Espírito e a Ele se dispor.
A
Leitura Orante é caminho de espiritualidade e fonte de novas relações, pois o
encontro com a Palavra transforma a vida, as relações, os critérios, as
decisões, a missão...
·
Equipe de Reflexão Bíblica – Conferência
dos Religiosos do Brasil (CRB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário