quarta-feira, 1 de abril de 2020

Indicação de bons filmes para as férias


Se você gosta de Filosofia e Religiosidade, você precisa assistir esses filmes incríveis. Veja logo a seguir os principais filmes.

Os donos de cinema não têm medo da Netflix | Brazil Journal
Eu acho incrível quando um filme provoca uma série de questionamentos relacionado a nossa existência. A gente começa a pensar mais sobre o assunto, procuramos analisar e tentamos entender o que aconteceu.
Os filmes com viés filosóficos ajudam a compreendermos e interpretarmos o mundo. Muito disso se deve à intenção do diretor.

Religiosidade e Espiritualidade
Deus Não Está Morto 2 - Trailer dublado [HD] - YouTube

A História de Deus com Morgan Freeman
O apresentador Morgan Freeman explora o papel da religião na história, como nossas crenças nos conectam e possíveis respostas para algumas dúvidas do ser humano.

Deus Não Está Morto 2
Uma professora cristã de uma escola pública precisa enfrentar um tribunal ao ser processada por seus comentários religiosos em sala de aula.

Os Dez Mandamentos - O Filme
Conheça a história de Moisés, que conduz seu povo à terra prometida, nesta versão com os melhores momentos da série de mesmo nome.

Filosofia
Apresentação Introdução Matrix
Matrix
Filme Fantástico! Um programador que começa a ter pesadelos: um sonho estranho com um computador sendo ligado ao seu corpo. Totalmente perturbado, ele costuma acordar no momento em que os eletrodos seriam implantados em seu cérebro.
Finalmente ele descobre que “Matrix” é um sistema de computador que manipula a mente das pessoas e forja uma falsa “realidade”. Ele é recrutado por Morpheus e Trinity para lutarem contra esse mundo artificial e voltarem para realidade.
Em termos filosóficos do filme, o eixo central é o Mito da Caverna de Platão. O filme trabalha de maneira profunda a ideia do sujeito se libertar daquele mundo que lhe é apresentado como mundo real, mas que na verdade não é. Ou seja, ele precisa romper com o mito e sair da caverna.
A Origem (Ficção Científica, 2010)
O filme conta a história intrigante de Don Cobb (Leonardo DiCaprio). Um ladrão que consegue invadir os sonhos de suas vítimas e descobrir todos os seus segredos guardados no subconsciente. Devido a morte de sua esposa, ele é um fugitivo proibido de voltar ao EUA e não pode reencontrar seus filhos.
Em meio às suas perturbações e aflições, ele decide aceitar a missão de um empresário: ele seleciona um time para invadir a mente e plantar uma ideia em um herdeiro japonês.
A Filosofia neste filme pode ser relacionada ao mesmo princípio da questão do platonismo que nós podemos perceber no filme Matrix – fato do mundo inteligível ser diferente do mundo sensível. No filme, vemos a ideia de que o mundo ‘real’ é o inteligível, e os sonhos é o mundo das ideias. Então, o que nós vivemos nada mais é que uma reminiscência, umas lembranças do mundo das ideias. Confuso? Veja o filme!
 Inteligência Artificial 
David é um menino-robô adotado por um casal. Porém, ele tem um detalhe diferente: ele não é como os robôs que costumamos ver nos cinemas, a sua grande diferença é que ele foi programado para amar e ser amado.
Infelizmente ele não consegue a aceitação total dos humanos. Por isso, ele segue em busca dos seus semelhantes para entender o seu universo.
Podemos relacionar a Filosofia à questão de construir o conhecimento e a identidade. No caso desta história, o robô vai construindo a identidade dele através da inteligência, do conhecimento e da razão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Ano Novo!

 É hora de receber o  Ano Novo  com alegria e esperança no coração. De deixar o ruim no passado, e abraçar o futuro com otimismo. Vamos faze...