domingo, 23 de agosto de 2020

AS CONVIVÊNCIAS.


Gentilezas no ônibus: a boa convivência entre motoristas ...
Orientações gerais – Conviver é viver com. Consiste em partilhar a vida, as atividades com os outros.
São encontros para conviver, para buscar juntos um objetivo, e onde se partilha a vida, as experiências e se busca uma projeção futura.
Utilidade da convivência – Em todo grupo humano constituído, existe a necessidade de conviver, e aprender a conviver cada vez melhor.
“Homem algum é uma ilha”, o ser humano tem a necessidade de se agrupar de estar em relação com o outro.
A convivência é formativa, pois ajuda-nos na reflexão e aprendizagem de coisas novas para a nossa vida.
Plano de aula - Convivência na escola - 1° ano do Ensino Fundamental
EXIGÊNCIAS DE UMA BOA CONVIVÊNCIA.

1. Nunca jogar com os sentimentos dos outros. Não causar vergonha a ninguém e muito menos diante de outras pessoas.
2. Não queira discriminar os outros colegas com ocorrências sem sentido; embora acredite ser superior na inteligência, cultura, dinheiro, posses, poder, beleza...quem for humilhado, jamais esquecerá.
3. Procure sempre agir com justiça, melhor ainda, com cordialidade. Assim evitará ressentimentos e hostilidades. Uma maneira ótima de servir o próximo é amando-o.
4. Jamais corte as asas da ilusão e da esperança para os seus colaboradores; a esperança e a ilusão alegram o coração do homem e o impulsionam até outras realidades e espaços às vezes insuspeitos.
5. Seja respeitoso com os outros. Seja correto no falar. Procure nunca falsear a verdade ou disfarça-la. Jamais prejudique alguém com palavras ou por escrito.
6. Não se deixe levar por nervosismos, impaciências e egoísmos. Conduzem irremediavelmente para a insatisfação e o descrédito.
7. Saiba acolher com sorriso. Às vezes é difícil sorrir. Porém oferecer um sorriso para alguém num momento determinado pode trazer satisfações interiores e recompensas inesperadas.
8. Seja uma pessoa emocionalmente estável. Não passe de gritos às conversas, da alegria incontrolada para depressão e as lágrimas.
9. Interessar-se por quem anda ao nosso lado triste, acabrunhado, preocupado, mas com o maior respeito por sua intimidade. Saber-se acompanhado nos momentos difíceis de uma maneira incondicional é o melhor remédio e a demonstração de uma autêntica amizade. É uma das grandes conquistas humanas.
10.Se queres triunfar diante dos outros, “saiba escutar”, “tenha paciência”, “fala ponderadamente”, e “saiba colocar-se” no “sapato do outro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Ano Novo!

 É hora de receber o  Ano Novo  com alegria e esperança no coração. De deixar o ruim no passado, e abraçar o futuro com otimismo. Vamos faze...