O termo empatia
origina-se do grego empátheia, que significa “entrar no sentimento”. Foi
empregado pela primeira vez pelo psicólogo britânico Edward Bradford Titchener.
Na psicologia, empatia remete a experiência pela qual uma pessoa se identifica
com a outra, compreendendo o que ela pensa e sentindo o que ela sente.
Essa capacidade emocional é muito valorizada principalmente no ambiente de
trabalho. Nas inter-relações pessoais e sociais, a empatia funciona como a
habilidade de se ver como os outros o veem, de identificar como as pessoas te
identificam e também como o próprio indivíduo se vê.
Na psicologia e nas neurociências contemporâneas, a empatia é uma "espécie
de inteligência emocional" e pode ser dividida em dois tipos:
Cognitiva – relacionada à capacidade de compreender a perspectiva
psicológica das outras pessoas;
Afetiva – relacionada à habilidade de experimentar reações
emocionais por meio da observação da experiência alheia.
A empatia nada mais é do que uma resposta efetiva apropriada à situação de
outra pessoa, e não à própria situação. Para alcançar essa prática é preciso
deixar de lado os próprios pontos de vista e valores para poder entrar no mundo
do outro, sem julgamentos.
Isto não é uma tarefa simples. Para facilitar a compreensão é só trazer esse
conceito para a realidade e pensar nos acontecimentos do dia a dia. Por
exemplo, é muito comum, nem acabarmos de falar e já estarmos sendo julgados.
Isso, quando não tentam nos interromper com opiniões, ainda que nem tenhamos
pedido.
A pessoa empática ouve os demais em todos os sentidos e, o mais importante,
transmite atenção e compreensão diante do que o outro está dizendo, seja com um
gesto ou um simples olhar, desde que demonstra efetivamente sentir o que o
outro está sentindo.
Para construir relacionamentos interpessoais a empatia é peça fundamental nesse
processo, já que é preciso ter percepção do mundo do outro como se fosse o seu
próprio. Essa iniciativa resulta no desenvolvimento da autoestima do
interlocutor uma vez que ele sente que seus sentimentos são considerados. Isso,
certamente traz benefícios tanto na vida pessoal quanto profissional, pois as
pessoas se sentirão acima de tudo confiantes para se relacionarem com você.
A empatia muitas vezes é tudo que uma pessoa precisa, pois, geralmente, não
encontra isso dentro da própria família. A falta dessa compreensão é uma das
causas para o término de muitos relacionamentos.
Aplicabilidade - A empatia pode ser aplicada:
• Na psicoterapia;
• Nos conflitos de relações humanas (familiares, sociais, institucionais),
tendo papel central no método da comunicação não violenta;
• Nas reuniões em grupos.
Como Conquistar a Empatia
Para conquistar a empatia o primeiro passo é ouvir, mas não com a intenção de
argumentar ou se preparar para falar com base em opiniões individuais, é
preciso ouvir com a intenção de compreender.
São comuns pessoas que dizem estar ouvindo quando na verdade, podem estar
ignorando, fingindo que ouvem balançando a cabeça, ouvindo apenas o que lhe
interessa ou sendo educadas. Tudo isso está longe de representar o ouvir de
maneira empática. Deve-se ouvir com o corpo inteiro, sentindo as aflições,
desejos e necessidades do outro, procurando captar o significado dos
sentimentos.
Para desenvolver o hábito da comunicação empática é preciso criar sinergia.
Essa estimula a abertura e a comunicação possibilitando ganhos verdadeiros e
melhoras significativas nas funções.
Dicas para Conquistar a Empatia:
• Esteja bem consigo mesmo;
• Perceba as coisas que não gosta, mas estão dentro de você e as coisas
desagradáveis da sua personalidade;
• Veja o problema do ponto de vista do outro;
• Identifique as questões-chave e as preocupações envolvidas;
• Reconheça as emoções ou necessidades do outro;
• Respeite suas próprias necessidades e dores;
• Seja compreensivo consigo mesmo como gostaria que fossem com você. Essa é a
característica básica para o autoconhecimento;
• Determine que resultados constituam uma solução plenamente aceitável;
• Identifique novas opções possíveis para alcançar tais resultados.
Estabeleça Confiança nos Relacionamentos:
• Compreenda a pessoa;
• Fique atento às pequenas coisas;
• Honre compromissos;
• Deixe as expectativas claras;
• Mostre integridade pessoal;
• Desculpe-se de forma sincera sempre que tiver de voltar atrás.
A Base e a Prática da Empatia
• Ouvir com carinho e atenção aquilo que estão nos comunicando e isso deve ser
feito não só através de palavras, mas também nos gestos, no tom de voz, e
especialmente, nas expressões faciais.
• A essência de escutar com empatia não é concordar, mas entender profundamente
o que o outro quer dizer e principalmente, o que está sentindo.
• Para compreender verdadeiramente alguém, a principal característica para essa
sintonia é a sensibilidade. Sensibilidade não só com o outro, mas para consigo
mesmo.
• As pessoas que desenvolveram a empatia aprenderam desde cedo que os
sentimentos devem ser respeitados, começando pelos próprios.
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